A costa Alentejana é um sem fim de pontos imperdíveis onde, todo o ano, visitantes do mundo inteiro, desembarcam prontos para se aventurar a criar memórias inesquecíveis.
Se for para falar das praias temos artigo para mangas. Mas essas, merecem um lugar de destaque para serem faladas ao detalhe e com rigor. Não é em todo o lado, que a costa de um país se desenha num quadro sem moldura e dono, à mercê de qualquer um que o queira sentir.
Portanto, neste artigo vamos ao que interessa: Levá-lo a descobrir outros lugares a visitar e outras coisas a fazer na Costa Alentejana. A verdade é que, a beleza deste litoral é mais que muita. E vai muito além do areal. Aldeias tradicionais, feiras e mercados, trilhos assinalados, passeios sem rumo pelo campo, atividades recreativas, restaurantes do melhor… Enfim, a lista é tão comprida como a própria costa. E, este artigo, é só o ponto de partida daquela que será a sua própria rota.

Cais Palafítico da Carrasqueira
A começar na zona da Carrasqueira, recomendamos vivamente que visite o Cais Palafítico da Carrasqueira. Aqui vai encontrar pequenas cabanas de pescadores com barcos atracados e passadiços suspensos sobre estacas. A vista sobre o Sado é sempre deslumbrante, mas ao final do dia é um cenário que jamais alguma fotografia poderá captar a sua inteira beleza.












A Costa Vicentina é um paraíso para os amantes de História. Nesta região preservam-se ainda muito daquele que foi o passado do nosso país, tanto em monumentos como em vestígios arqueológicos. Pode visitar o forte de São Luís de Almádena, os Menires da Pedra Escorregadia e a Necrópole do Pardieiro.


Restaurantes de Referência
Para comer não há falta de oferta: Há muito restaurante do bom e ainda mais do melhor. Em muitos a tradição mantém-se servida em travessas de alumínio, já noutros a gastronomia reinventa o típico com um toque de modernidade. Mas em todos estes restaurantes, uma coisa é certa: Depois da sobremesa, vai pedir para repetir a dose em breve.
Carrasqueira: Retiro do Pescador
Melides: Tia Rosa
Porto Covo: O Luís; Zé Inácio
Vila Nova de Milfontes:
- Porto das Barcas
- A Choupana
- Tasca do Celso
- Pastelaria Mabi
- Oásis (Praia das Furnas)
- O Sacas (Porto das Barcas)
Cercal do Alentejo:
- O Passarinho
- Luís: Destilaria do Ferrador
Almograve: O Lavrador
Longueira: O Josué