A Herdade da Matinha Foi Nomeada para o Prestigiado Prémio Earthshot 2024

matinha regen

Temos o orgulho de anunciar que fomos nomeados para o prestigiado Prémio Earthshot 2024. O Prémio Earthshot, fundado pelo Príncipe William e pela The Royal Foundation, procura identificar e recompensar soluções inovadoras que abordem os desafios ambientais mais urgentes do mundo. A nomeação da Herdade da Matinha na categoria Proteger e Restaurar a Natureza é uma importante validação do nosso compromisso em avançar com o reflorestamento e a conservação da biodiversidade na Herdade da Matinha, na Costa Alentejana, como um modelo para escalar e replicar em outros territórios.

natureza na matinha

O nosso trabalho, baseado no reflorestamento de espécies autóctones e em práticas de conservação da biodiversidade, tem provado ser uma solução viável para expandir e acelerar a reabilitação de habitats, a conservação da biodiversidade e a regeneração florestal para um ecossistema mais resiliente face às mudanças climáticas.

 

Sobre a Matinha Re-Gen

A Matinha Re-Gen é um programa de reflorestamento e conservação da biodiversidade iniciado em 1995 como uma missão para restaurar habitats naturais e ecossistemas na Herdade da Matinha. O nosso Plano de Gestão do Ecossistema tem como objetivos: a) Promover a biodiversidade funcional; b) Melhorar a interligação entre infraestruturas ecológicas, aprimorá-las e reduzir o risco ecológico; e c) Promover serviços ecossistémicos no contexto específico do território.

Agora, após 28 anos de dedicação diária e resiliência, temos 107 hectares de terras que se tornaram um próspero Santuário da Natureza.

 

Sobre o Prémio Earthshot

Lançado em 2020 por Sua Alteza Real o Príncipe William e pela The Royal Foundation, o Prémio Earthshot é um ambicioso prémio global para o ambiente, concebido para descobrir, celebrar e escalar as melhores soluções para ajudar a reparar o nosso planeta. O Prémio Earthshot vai premiar um milhão de libras a cada um dos cinco vencedores anuais cujas soluções façam mais progressos em direção às cinco categorias Earthshot.

Para 2024, um total de 2.429 soluções potencialmente revolucionárias, baseadas em 139 países em todo o mundo, foram apresentadas por uma rede de mais de 430 Nominadores Oficiais. As nomeações serão sujeitas a uma avaliação detalhada, culminando na seleção final pelo Príncipe William e pelo Conselho do Prémio Earthshot. Os vencedores serão anunciados na quarta cerimónia anual de entrega de prémios, em Cape Town, em novembro de 2024.

 

Saiba mais sobre o Prémio Earthshot, a sua missão impactante e os vencedores e finalistas anteriores.

Outros Artigos:

SOCIAL

Reserve a sua
estadia na Matinha

Na Herdade da Matinha, além dos quartos, temos também suites para quem prefere um espaço para dois mais privado ou para toda a família.