Melhores Praias para Surf na Costa Alentejana

melhores praias para surf na costa alentejana

Entre Sines e Vila Nova de Milfontes, encontram-se as melhores praias para a prática de Surf. Aqui, é possível agarrar numa prancha e aproveitar o mar durante todo o ano, principalmente no Outono e na Primavera. A melhor notícia é que há ondas que cheguem para todos: nestas praias não há muito crowd.

Regra geral, no Inverno, a ondulação é maior e mais consistente. Ou seja, as condições perfeitas para quem se quer desafiar e evoluir. Durante o Verão, as ondas são mais pequenas e mansas, ideais para quem se esteja a estrear no surf ou que prefira gozar o mar de forma mais tranquila. Apesar disso, mesmo nesta temporada, continuam a existir alternativas para os surfistas mais avançados.

A água é fria durante quase todo o ano, por isso, um fatinho isotérmico não se dispensa.

praia dos aivados
Praia dos Aivados

Uma praia rochosa e selvagem, foi, em tempos, o oásis escondido dos surfistas locais. Hoje, já começa a ganhar a sua fama no mundo do surf. O beach break exposto costuma ser uma aposta segura durante todo o ano. 

Esta praia tende a receber ondas de fundo distantes que quebram tanto para a esquerda quanto para a direita. A direção ideal da ondulação é de noroeste, combinada com um vento offshore de sul.

Aqui é possível surfar em todas as fases da maré, e o mar nunca fica muito lotado.

praia do malhão
Praia do Malhão

Um dos melhores surf spots de Milfontes fica a 7 Km da vila. A Praia do Malhão, para além de ter uma beleza natural incomparável, contém uma vasta escolha de picos devido ao fundo de areia. Por estas e por outras (tem uma escola na praia onde se pode ter aulas e alugar material), é uma praia ideal para qualquer nível de surf.

praia das furnas
Praia das Furnas

A partir desta praia fluvial na margem Sul do Rio Mira, é possível contemplar uma vista magnífica sobre a foz e a Vila.  

Este é um dos spots de surf que permite surfar durante todo o ano, até mesmo no Inverno. Por ser uma praia de fundo de areia e estar menos exposta à ondulação, reúne condições de surf ideais para os mais novos e os menos experientes.

praia de são torpes
Praia de São Torpes

No verão, banhistas e surfistas afluem à Praia de S. Torpes, e fazem dela a praia mais concorrida da região.

Com as suas águas mornas e ambiente descontraído, este é um lugar onde quem está, está bem. Entretenimento não falta, a começar pelo surf, que é sempre uma opção divertida para gente de todas as idades e níveis de “expertise”. 

Na zona norte, junto às refinarias, a praia é mais abrigada, tendo uma ondulação mais suave e uma maior proteção dos ventos de norte. 

Ocasionalmente, o mar ganha tamanho e o swell fica mais poderoso. Quando isso acontece, fica a dica: Siga mais para o sul, onde as rochas e enseadas oferecem alguma variedade de picos.

Apesar de ser uma praia conhecida pelos visitantes e adorada pelos locais, nunca chega a ficar completamente lotada. Além disso, aqui, o surf é possível em qualquer época do ano para pessoas de todos os níveis, mas as melhores condições ocorrem quando um swell de sudoeste se combina com um vento offshore de nordeste.

praia da vieirinha
Praia da Vieirinha

O areal extenso caracteriza-a. As pequenas rochas desenham enseadas no mar. As boas condições para o surf & bodyboard dão-lhe fama entre os praticantes. A Praia da Vieirinha, ou da Pedra da Casca, é uma praia vigiada, de estacionamento e acesso fácil, onde ainda é possível encontrar um restaurante e uma escola de surf.

Praia do Burrinho

Na antiga estrada de São Torpes a Porto Covo antes de chegar à Praia Grande, está escondida a Praia do Burrinho. Para a encontrar, basta perguntar. Qualquer pescador ou local sabe indicar onde fica este tesouro. 

Se o swell estiver grande o suficiente, vai saber que chegou ao spot quando vir uma onda perfeita quebrar no meio do mar. Para o surf, as melhores condições acontecem quando um swell de oeste se combina com um vento offshore de leste. Esta é uma praia para surfistas mais experientes e ousados, dispostos a remar um bom bocado para surfar ondas grandes.

Outros Artigos:

SOCIAL

Reserve a sua
estadia na Matinha

Na Herdade da Matinha, além dos quartos, temos também suites para quem prefere um espaço para dois mais privado ou para toda a família.