Trilho Cercal do Alentejo a Porto Covo

ilha do pessegueiro porto covo

O trilho que liga o Cercal do Alentejo a Porto Covo, é uma etapa do Caminho Histórico que percorre a região norte da Rota Vicentina. Está integralmente sinalizada nos dois sentidos: A este começa no Cercal do Alentejo, no largo dos Caeiros (rotunda central). A oeste começa em Porto Covo, no largo do Mercado.

A começar no Cercal, a primeira parte do trajeto caracteriza-se pela passagem por pequenas quintas, com as suas sebes, hortas e pomares. Aqui, o Alentejo é muito ele mesmo: A vida passa-se ao ritmo das sementeiras, das sachas e das colheitas. Passada a aridez da segunda zona, onde são os eucaliptos os grandes protagonistas, chega-se ao Chaparral. Seguindo pelo caminho fora no rasto do cheirinho a rosmaninho, tomilho, calaminta e alecrim, a biodiversidade brota ao redor, fazendo surgir mais de 150 espécies diferentes de plantas.

gado no Trilho Cercal do Alentejo a Porto Covo

Já no litoral, os planaltos dominam a paisagem, com os extensos campos de cereal a ondular ao vento. Para os olhos mais atentos, é possível avistar cotovias, petinhas, trigueirões e fuinhas que aí habitam, apesar de perfeitamente camuflados na paisagem. Nesta zona, já se pode respirar a maresia e ver o azul colorir o horizonte. A presença do mar sente-se através do ar que se respira e do azul no horizonte.

Ao longo de todo este percurso, do interior à costa, vão-se descobrindo as mais variadas e simples riquezas que o Alentejo tem para mostrar. Passo a passo, vai-se andando, com um sentimento de paz no espírito e o som do mar a chamar ao longe.

trilho Trilho Cercal do Alentejo a Porto Covo

Esta etapa é apadrinhada pela equipa da Herdade da Matinha.

Conselho: Abastecimento durante o percurso no km 13 (localidade de Pouca Farinha).

Outros Artigos:

SOCIAL

Reserve a sua
estadia na Matinha

Na Herdade da Matinha, além dos quartos, temos também suites para quem prefere um espaço para dois mais privado ou para toda a família.